Energia solar fotovoltaica em BH
A energia solar fotovoltaica vem sendo reconhecida no setor do agronegócio nos últimos anos, mas podemos dizer que ainda seu uso é tímido nesse setor.
Em todo o Brasil o meio rural responde por apenas 2% das instalações de sistemas fotovoltaicos, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Um grande exemplo de economia e aproveitamento dessa tecnologia é a Vinícola Guatambu, em Dom Pedrito, na Campanha, composta por um parque solar com 600 placas fotovoltaicas.
O sistema foi instalado sobre o estacionamento do local, hoje o sistema abastece a empresa e vem trazendo grandes vantagens para a empresa.
Em sete meses, incluindo todo o inverno, o sistema gerou 125 mil quilowatts hora — média de 17,8 mil quilowatts hora por mês.
A produção de energia supera o consumo médio mensal da vinícola, gerando excedente para abastecer outras atividades na propriedade.
A energia gerada também é aproveitada no bombeamento da irrigação e nos secadores de grãos.
Depois que os donos decidiram investir no sistema de energia solar, a vinícola reduziu em 90% o gasto com eletricidade, que era de aproximadamente R$ 15 mil mensais.
O investimento na usina deve se pagar no máximo em 6 anos, além disso, a usina tem baixa manutenção dos equipamentos, com uma garantia de 30 anos nos painéis solares, a vinícola ainda contribui para a sustentabilidade ambiental.
Agora que você já viu como produtores rurais pelo país estão se beneficiando da energia solar, entre em contato conosco e peça você também o seu orçamento!
Preencha todo o formulário abaixo, retornaremos
o contato o mais breve possível!
Preencha o formulário abaixo, que entraremos em contato em breve: