O setor agropecuário é um dos que mais geram energia no mundo. No entanto, também é um dos que mais consomem. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a produção atual de alimentos consome cerca de 30% da energia mundial. Com o crescimento populacional, a estimativa é que, até 2050, a produção de alimentos aumente 60%, assim como o consumo de energia também será maior.
O cultivo, transporte e distribuição desses produtos agrícolas necessita, em sua maior parte, de combustíveis fósseis para funcionar, sendo o diesel o mais utilizado por equipamentos agrícolas e geradores de energia. Dessa forma, além do alto consumo de energia elétrica, também é elevado o nível de emissão de poluentes nas regiões agrícolas. No entanto, você pode gerar a própria energia em sua fazenda.
Alternativas renováveis estão sendo cada vez mais estudadas por biólogos e agricultores que procuram por sustentabilidade em suas propriedades rurais. No texto a seguir, falamos mais sobre elas. Confira!
O investimento em energia solar fotovoltaica é um dos mais vantajosos quando se pensa em produzir a própria energia, principalmente na área rural. Além de apresentar uma redução de até 95% na conta de luz, o investimento se paga em torno de 4 a 7 anos. Além disso, o sistema fotovoltaico tem garantia de 25 anos, com baixo custo de manutenção.
A energia solar fotovoltaica não tem ruídos, é limpa e inesgotável. No Brasil, país sempre iluminado pelo sol o ano inteiro, revela muito sucesso entre os que investem nessa forma de energia alternativa. Outra vantagem é ser abundante e não poluente, ao contrário do diesel, bastante utilizado nas regiões rurais do nosso país.
Na propriedade rural, o sistema a ser implementado pode ser off-grid ou on-grid. No primeiro tipo, a energia solar fotovoltaica é gerada independente da distribuidora de energia da região. Desse modo, toda a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos é gerada e utilizada na propriedade rural, com o auxílio de baterias para os períodos noturnos ou períodos com pouca incidência de luz solar.
A geração de energia on-grid é feita com o apoio da distribuidora de energia elétrica da região. Dessa forma, caso falte a energia solar fotovoltaica, ela é substituída pela energia da distribuidora, que calcula a quantidade utilizada por créditos, que são descontados diretamente da conta de luz do proprietário rural. Pelo fato de não utilizar baterias para armazenamento, os sistemas on-grid são considerados são acessíveis, com um menor custo e um payback mais curto. Além disso é o formato mais utilizado em agronegócios.
Mesmo com as vantagens já apresentadas, a energia solar fotovoltaica ainda é tímida e pouco expressiva nas propriedades rurais brasileiras. Em grande parte, isso se deve ao alto custo de instalação. No entanto, muitos bancos e empresas de energia solar têm programas de financiamentos, que podem ajudar bastante, desde o agronegócio até o pequeno agricultor familiar.
Instituições como o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sicoob apresentam linhas de créditos bem vantajosas, com juros baixos e prazos longos. Além deles, existe o Pronaf Eco, voltado ao agricultor familiar com aptidão para participar do Pronaf. Os juros desse programa são ainda mais baixos, com prazos de até 12 anos e carência de 8 anos.
A energia fotovoltaica também auxilia na automação de ferramentas, como o sistema de irrigação. Assim, as plantas da lavoura são irrigadas em um determinado período de tempo, em um horário já programado, o que evita o acúmulo de água nas áreas cultivadas ou a sua escassez.
Muitas vezes, nas propriedades rurais, a água deve ser bombeada de lençóis mais profundos, o que gasta muita energia, geralmente consumida por geradores a diesel. Com a energia solar fotovoltaica, não só o trabalho é realizado de um modo mais limpo e econômico, por não precisar de manutenções, como essa energia alternativa pode ser aproveitada fora da rede de distribuição de energia.
Assim como o caso das bombas de água, os poços e o pasto costumam ser mais afastados da rede elétrica, o que demanda um grande trabalho para eletrificar as cercas, para o manejo do gado. Com a energia solar fotovoltaica, poucos painéis podem ser utilizados para isso e, mesmo assim, ser o suficiente para eletrificar as cercas continuamente.
A instabilidade no sistema elétrico pode ser bastante prejudicial para a produção de leite. As ordenhadeiras, por exemplo, precisam de energia constante e, caso a energia caia, as vacas podem apresentar mastite se não forem ordenhadas na hora certa. Outro prejuízo é com o resfriamento do leite. Em casos de apagão, um lote inteiro de leite pode azedar. Para garantir uma energia constante em sua fazenda, o sistema on-grid com backup pode ser o ideal.
Com um consumo de 27,5% de energia, a criação de frangos de corte é uma que mais consome energia elétrica em nosso país. As chocadeiras, por exemplo, devem estar ligadas o tempo todo, para garantir uma produção eficiente. Dessa forma, a energia solar fotovoltaica, que garante uma redução de até 95% da sua conta de luz, é uma boa alternativa de economia para novos investimentos em sua fazenda.
A Construtora Acert é uma das empresas mais indicadas para instalação de energia solar fotovoltaica, para você começar a produzir a própria energia em sua fazenda.
Com garantias de 12 meses de instalação e componentes elétricos, bem como contra corrosão das estruturas de fixação, a empresa também garante 10 anos dos módulos fotovoltaicos contra defeitos de fabricação e 25 anos de garantia na performance elétrica.
Além disso, a Construtora Acert oferece monitoramento, com relatórios mensais durante um ano, sobre a performance da usina a seus clientes.
Também conta com financiamento bancário, que fornece um apoio aos clientes para instalarem os painéis fotovoltaicos sem problemas com as linhas de crédito.
A empresa também tem um pós-venda preocupado com o cliente e sempre pronto para atendê-lo, além de equipamentos solares de qualidade e em conformidade com o INMETRO e o PROCEL.
Dessa forma, você pode produzir a própria energia em sua fazenda e ter uma gestão sustentável de toda a sua produção.
Basta, para isso, implementar a energia solar fotovoltaica na propriedade rural e, com o capital economizado, investir em seu próprio agronegócio.
Em 2011, iniciou seu processo de expansão e capacitação, ampliando suas atividades para climatização de ambientes, AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e Subestações
O nosso setor de energia fotovoltaico, está preparado para atender aos mais exigentes mercados, residenciais, comerciais e industriais. Equipamentos com garantia de até 30 anos*
Atuamos de forma sistemática em obras de infraestrutura de Telecomunicações, Prédios Comerciais, Reformas de Fábrica, Shoppings Centers, Instalações Elétricas, Sistema de Climatização, Aterramento (SPDA), Sistemas Fotovoltaicos, Transmissão, Execução de Fundações, de um modo geral, estruturas para contenção de grande complexidade.
Estamos presentes em 100% do território nacional, com projetos e instalações, a Acert atende seus clientes independentemente da localização do seu projeto, oferecendo soluções e atuando em todo o país nos mais diversificados segmentos.
Contamos com profissionais plenamente habilitados para oferecer um serviço de qualidade, baseando em excelência e qualificado com embasamento técnico, proporcionando máximo rendimento dos equipamentos e conforto aos usuários.
A empresa também atende outras cidades próximas a Belo Horizonte. Confira os projetos de usinas já finalizados no instagram, além dos conteúdos atualizados no blog da empresa de energia fotovoltaica em BH.
Agora que você já sabe tudo sobre o que deve fazer antes de contratar uma empresa de energia fotovoltaica em BH
Você tem interesse nesse tipo de solução?
Entre em contato com a https://www.construtoraacert.com.br
Faça um orçamento sem compromisso gratuito.
Quer saber quanto você pode economizar na sua empresa em Belo Horizonte e região?
Solicite uma simulação sem compromisso no site da https://www.construtoraacert.com.br
Agora que você já sabe tudo sobre energia fotovoltaica para empresas, está esperando o quê?
Simule um investimento em nosso site agora mesmo!
Faça uma simulação sem compromisso
agora de seu investimento e tenha informações sobre retorno financeiro!
Como você observou, o ano de 2020 é um dos melhores para investir em energia solar fotovoltaica.
Não só por causa da escassez de chuvas, mas é um investimento futuro, para evitar surpresas desagradáveis com o meio ambiente e com a conta de energia, é claro!
Caso ainda tenha dúvidas ou precise de mais informações, ligue agora mesmo para:
Preencha todo o formulário abaixo, retornaremos
o contato o mais breve possível!
Preencha o formulário abaixo, que entraremos em contato em breve: