A busca por fontes alternativas para gerar economia para as empresas vem crescendo a cada dia.
Com os avanços tecnológicos, várias opções estão disponíveis no mercado atualmente, como é o caso da energia solar fotovoltaica.
A energia solar fotovoltaica é um processo de conversão de energia que transforma a radiação solar em energia elétrica.
Essa conversão acontece graças às células fotovoltaicas.
Elas são fabricadas de materiais semicondutores, como o silício.
Mesmo com o crescimento dessa tecnologia no Brasil, ainda existem muitas dúvidas sobre energia fotovoltaica.
Abaixo respondemos às principais delas.
Sim! Um sistema fotovoltaico continua produzindo energia elétrica mesmo em dias nublados.
Nesse caso a eficiência energética diminui em razão da cobertura de nuvens.
Isso ocorre porque há uma relação direta entre a incidência de raios solares em uma placa fotovoltaica e a produção de energia.
Não! O sistema fotovoltaico precisa da radiação solar para gerar a energia elétrica.
A radiação solar é composta de pequenos elementos denominados fótons, quando os fótons atingem a célula fotovoltaica, parte deles é absorvida.
Esses fótons despertam os elétrons do material semicondutor, gerando assim eletricidade.
Para que isso ocorra, as células fotovoltaicas devem ser fabricadas com materiais semicondutores, hoje o mais utilizado é o silício.
As células fotovoltaicas geram uma eletricidade em corrente contínua, para que essa eletricidade seja utilizada em sistemas conectados à rede,
é utilizado um inversor que converte a corrente continua em alternada, essa conversão é necessária para atender as condições impostas pela distribuidora de energia local.
Assim, a energia que não for consumida pode também ser injetada a rede.
Vai depender do tamanho e características do sistema bem como da forma como eles deverão ser montados nos arranjos.
O ideal é realizar um estudo da conta de energia elétrica e elaborar um dimensionamento do sistema, assim podemos definir a área necessária para a instalação dos módulos fotovoltaico.
Vai depender do tamanho do projeto, considerando da assinatura do contrato até a ligação definitiva do sistema leva em média 60 a 120 dias.
Devemos considerar o prazo que a concessionária começar a contar a quantidade de energia injetada pelo sistema, após a instalação do mesmo.
Para elaborar um orçamento preliminar será necessário, uma cópia da conta de energia do local ou a média de consumo anual em kWh/mês, informar o tipo de telhado onde deseja instalar o sistema e a cidade.
Para fazer um refinamento do orçamento é necessária uma visita técnica que irá levantar o local mais adequado para instalação das placas fotovoltaicas, inclinação e orientação das placas bem como medidas, tipo de telhado, condições da instalação elétrica e possíveis sombreamentos.
O investimento financeiro vai depender de diversos fatores, como a região onde o sistema será instalado, o tipo de telhado, o consumo em kWh/mês, dentre outros fatores.
O ideal é realizar um estudo preliminar de sua conta de energia elétrica e do local de instalação para chegar a um valor inicial do investimento.
Preencha todo o formulário abaixo, retornaremos
o contato o mais breve possível!
Preencha o formulário abaixo, que entraremos em contato em breve: