Energia elétrica em nosso país é um das maiores despesas para os negócios. Você sabia que cerca de 60% dos gastos com ela vem da iluminação? No entanto, existem diversas maneiras de reduzir essa despesa ao final do mês.
No infográfico a seguir, damos algumas dicas e soluções para reduzir bastante a sua conta de energia elétrica. Confira:
As lâmpadas de LED, ou iluminação fria, como é mais conhecida, é uma das principais economias que a sua empresa pode fazer. Por iluminar muito mais os locais e ser bem mais barata, costuma reduzir bastante os custos com as contas de luz. Além disso, como clareiam bastante o ambiente, não é necessário ter muitas no escritório.
Sempre dê preferência à luz natural. Pinte o local de trabalho com cores claras, que, além de dar maior sensação de espaço, acalmam e fazem os colaboradores produzirem melhor. Além disso, pintura clara nas paredes junto à luz do sol aumentam a luminosidade, dispensando o uso contínuo de lâmpadas.
Entre as 17 horas e as 22 horas é quando acontecem os maiores picos de energia e a tarifa da distribuidora de energia elétrica aumenta. Muitas empresas atualmente estão apostando em horários diferenciados para os seus trabalhadores. Dessa forma, alguns empreendedores fazem rodízio de funcionários ou ainda, deixam o horário flexível, para que tenha menos pessoas trabalhando nesse horário na empresa e a economia seja maior.
Bastante utilizados em banheiros e corredores, os sensores de presença evitam distrações e desperdício de energia elétrica. Dessa forma, a economia também é válida e evita que a luz fique ligada o tempo todo nem necessidade.
Muitas vezes, quando equipamentos estão sujos ou apresentam problemas no desempenho, podem fazer com que o consumo de energia elétrica aumente. Portanto, é fundamental fazer a manutenção preventiva dos aparelhos elétricos ao menos uma vez ao ano. Além disso, a manutenção na rede elétrica de toda a empresa também é fundamental, para evitar acidentes e desperdício de energia elétrica.
Uma ótima alternativa para isso é melhorar a circulação de ar da sua empresa. Invista em janelas maiores, para que o ar possa sair e entrar sem obstáculos no caminho. Algumas vezes, pode ser necessário contratar um profissional para que ele indique onde passa o ar de seu escritório. Mesmo assim, é uma ótima opção de economia, além de aumentar a claridade do local.
Se, ainda assim, você quiser optar pelos aparelhos, escolha os com selo Procel. Ele mostra ao consumidor quais eletrodomésticos apresentam maior desempenho com menor energia. Além disso, apresentam também a eficiência do aparelho. Geralmente os modelos Slim, que ficam dentro do local e não recebem sol diretamente são os mais econômicos.
Outra estratégia bastante eficaz para reduzir a conta de energia da sua empresa é aconscientização de seus funcionários. Provavelmente eles estarão dispostos a ajudar, mesmo que mudar hábitos não seja tão simples. Convide pessoas para darem palestras sobre o assunto de economia de energia e promova campanhas motivacionais. Dessa forma, todos saem ganhando.
Janelas com vidros isolantes, que nada mais são do que duas placas de vidro com ar entre elas, são outras alternativas ao ar condicionado e aquecedor de ambientes. Por vedar completamente a troca de calor com o ambiente externo, faz com que a temperatura sempre esteja agradável, independente se o tempo lá fora está frio ou quente. Existem vários tipos de produtos isolantes térmicos no mercado,
O imóvel onde a sua empresa está tem o seu nome como proprietário e muito espaço no telhado? Então instale o quanto antes os painéis solares! A energia solar fotovoltaica é uma das mais utilizadas no mundo, embora ainda seja pouco conhecida no Brasil. E o melhor, nosso país é um dos locais ideais para essa instalação, por ter muita incidência de sol.
A redução da conta de luz é significativa, pois você passará a pagar apenas pela tarifa mínima cobrada pelas distribuidoras de energia, geralmente direcionada para a iluminação pública. Desse modo, a sua empresa tem acesso a créditos, que podem ser utilizados em até 60 dias. O excedente pode ser devolvido a você ou utilizado em dias nublados, quando há menor captação da luz solar.
Se você tem algum equipamento elétrico no escritório que já não utiliza mais com muita frequência e ainda está ligado, tire-o da tomada. O modo stand by, tão conhecido nas televisões e outros eletrodomésticos de casa também consomem muita energia. Até mesmo os computadores da empresa.
Caso não dê para desligá-los sempre da tomada, utilize o modo hibernar, que economiza muito a energia do computador de mesa e faz voltar rapidamente à atividade, caso necessite.
Além de gastar muita energia elétrica, essa prática pode ocasionar incêndios e até mesmo explosões. Pense bem, se a tomada foi feita para suportar a carga de um único aparelho, por que você liga três? Em outros casos é ainda pior, pois as pessoas costumam colocar um benjamin em outro, o que pode derretê-los e provocar um curto geral na rede elétrica. Por isso, fique atento a esses problemas em sua empresa e evite esse tipo de recurso.
Como você observou, não é complicado reduzir a conta de energia na sua empresa. Basta ter atenção e a colaboração de todos. No caso da energia solar, ela reduz sua conta de luz em até 95%, o que pode significar maiores investimentos em seu empreendimento. Pense nisso!
Caso você não tenha muito espaço, pode optar pelo autoconsumo remoto, que é utilizar um outro imóvel que possua a conta de energia em seu nome e com espaço suficiente para instalação do sistema fotovoltaico, e aproveitar os créditos nos dois locais. Por exemplo, realizar a instalação das placas solares em seu sítio e usufruir também em sua casa na cidade.
Se você não puder fazer isso, há também a geração distribuída ou fazenda solar. Essa modalidade consiste em grandes áreas com placas solares que produzem bastante energia solar fotovoltaica. Depois essa energia é distribuída como créditos para várias pessoas, comércios ou indústrias, por meio de pacotes ou assinaturas.
Então, está esperando o quê para instalar a energia solar fotovoltaica e reduzir a conta de energia da sua empresa? Solicite agora mesmo uma simulação do investimento!
E se você já está convencido dos benefícios que esse investimento e quer saber mais sobre essa tecnologia, que tal fazer um orçamento online sem compromissos e de forma simplificada?
Já pensou em ter energia solar fotovoltaica na sua empresa ou residência?
Você, provavelmente, já ouviu falar nesse tipo de energia sustentável, mas pode ser que ainda existam dúvidas sobre seu funcionamento e se os benefícios.
A energia solar fotovoltaica é o processo de transformar a radiação solar em energia elétrica, você pode ter energia fotovoltaica na sua empresa ou residência, independentemente do tamanho do local.
Veja os requisitos para a instalação de um sistema de energia fotovoltaica em sua empresa ou residência:
Os suportes variam de acordo com o tipo de telhado do local. Geralmente estes suportes são de alumínio ou aço galvanizado e têm capacidade de se fixarem em telhas de barro, de concreto, em telhados metálicos, entre outros.
Além disso, eles permitem que a instalação fique protegida contra possíveis ventos e tempestades.
Outro procedimento importante é verificar se o local tem área suficiente longe, que não haja interferência na incidência de raios solares sobre as placas do sistema fotovoltaico.
Eles devem estar bem instalados para que o sistema funcione perfeitamente e longe de sombreamento.
É importante que as placas estejam voltadas para o Norte verdadeiro, pois ele recebe maior incidência de raios solares. Se não for possível, há uma pequena perda de eficiência.
É preciso, também, que os painéis estejam fixos com inclinação mínima de 5 graus, para facilitar o escoamento de água.
O sombreamento, mesmo que mínimo, afeta na produção de energia solar. Lembre-se que quanto maior a incidência de raios solares nos painéis, maior será a eficiência na produção.
A área sombreada afeta a circulação da corrente, diminuindo drasticamente sua capacidade de geração.
Quanto menos sombra tiver nos painéis, melhor para a otimização da produção de energia.
O cálculo da área é feito de acordo com o consumo médio do estabelecimento, da cidade que ele está inserido, do tipo de instalação elétrica que ele tem e principalmente da incidência de luz solar para que, mesmo em dias nublados, seja possível a geração de energia.
O cálculo da incidência pode ser feito através da latitude e longitude do lugar e verificando as variáveis em bancos de dados, como, por exemplo, os do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Sobre a inclinação, é necessário conhecer a cidade que será instalado o sistema. Por exemplo, se for em Minas Gerais, a inclinação deverá ser de 19º.
Não se esqueça que todos estes processos deverão ser feitos por uma equipe especializada e com expertise no assunto.
A função do inversor é converter a energia gerada pelas placas fotovoltaicas, que são correntes contínuas, em correntes alternadas.
Ele possui um dispositivo que assegura que será extraída máxima potência dos módulos fotovoltaicos para que seja produzida mais energia.
O inversor é necessário para que o sistema fotovoltaico funcione corretamente, mas é importante que ele esteja distante dos raios solares e chuvas.
Deve ser instalado em parede seca, perto de um roteador Wi-Fi.
Em primeiro lugar, é importante que a instalação seja feita por uma empresa de confiança e especializada, pois ela vai utilizar os melhores materiais e garantir economia e eficiência energética.
O primeiro passo para fazer a instalação é entender como funciona o seu consumo, pois é com base nele que será calculado a potência ideal do seu sistema, para suprir o seu consumo.
Assim, você poderá calcular qual será o custo para a instalação da energia solar fotovoltaica.
O procedimento consiste em fazer o projeto fotovoltaico e enviá-lo para a distribuidora para adiantar os processos burocráticos, em relação à conexão do seu sistema com a rede.
Depois disso, é só prosseguir com a instalação dos painéis no lugar mais indicado, começando pela preparação do local onde serão instaladas as placas solares.
Assim, basta instalar os suportes e os trilhos onde serão colocados os painéis, fixá-los, conectar os cabos, ligá-los ao inversor e instalá-lo na rede elétrica.
Em seguida, é necessário somente validar seu sistema na distribuidora local e pronto! Sua energia será produzida através dos painéis fotovoltaicos.
No caso específico de energia fotovoltaica em padarias, a instalação pode trazer várias vantagens, como, por exemplo, redução nos custos em refrigeração, valorização do imóvel, e tantos outros.
Em supermercados e restaurantes também não é diferente.
Vale destacar que, por se tratar de uma energia 100% limpa e sustentável, a sua marca ganhará uma boa imagem perante os consumidores.
A instalação dos painéis resulta em diminuição do consumo médio de energia – isso com retorno do investimento a curto prazo, possibilidade de investimento do dinheiro economizado em outros setores do negócio, além de necessitar pouca manutenção.
Por fim, é importante lembrar que as condições climáticas do Brasil favorecem o uso da energia fotovoltaica.
Além da grande incidência de raios solares, a matéria prima das células fotovoltaicas, o silício cristalino, é abundante no solo brasileiro.
A energia fotovoltaica na sua empresa trará uma economia de até 95% na conta de luz, através de créditos.
Considerada a energia sustentável mais barata do mercado, os benefícios são muitos e os retornos são garantidos.
Instalar o sistema de energia solar na sua residência pode gerar uma economia na conta de luz em até 95%. Esta grande diferença é um dos principais estímulos e vantagens do investimento.
Esta economia é obtida por meio de crédito. O excedente gerado é colocado na rede elétrica e volta para a distribuidora. Então, ela utiliza essa carga como crédito e faz o abatimento na conta em até 60 meses.
Como reduzindo custos em seu negócio com energia solar fotovoltaica?
Preencha todo o formulário abaixo, retornaremos
o contato o mais breve possível!
Preencha o formulário abaixo, que entraremos em contato em breve: