A estrutura fixação de painéis fotovoltaicos tanto para telhados como para montagem sobre o chão, é uma parte fundamental do sistema fotovoltaico e impacta diretamente no processo de instalação.
Com o atual crescimento do mercado fotovoltaico, é comum que apareçam muitas dúvidas com relação ao processo de instalação dos módulos fotovoltaicos. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre estruturas de fixação para placas fotovoltaicas. Acompanhe o texto e aprenda tudo sobre o assunto.
O crescimento da energia solar fotovoltaica obrigou todos os outros setores correlacionados se desenvolverem também, como é o caso da Engenharia de Estruturas, que precisa trabalhar fortemente no desenvolvimento de diferentes estruturas de fixação para placas fotovoltaicas.
Atualmente, por exemplo, tem-se uma variedade enorme de estruturas para montagens em telhados, solo, estacionamentos e soluções alternativas. O suporte para fixação do painel solar que é de qualidade e instalado corretamente, irá promover segurança no processo de instalação e contra ações de ventos ou tempestades, garantindo assim que o seu painel não sairá voando.
Montagem em telhado
Quando o assunto é energia solar, o tipo de instalação mais utilizado é, sem dúvidas, os sistemas fotovoltaicos em telhado (rooftop). Para esse tipo de sistema, encontramos variados modelos de estruturas destinados a atender os variados tipos de telhado.
Para telhados coloniais, por exemplo, utiliza-se um modelo de gancho que é fixado ao caibro e passa por entre as telhas. Um trilho é então fixado junto ao gancho e as placas fotovoltaicas são fixadas nos trilhos. Esse tipo de estrutura de fixação para placas fotovoltaicas apresenta como vantagem a não necessidade de furar as telhas.
Temos também os telhados que são feitos em fibrocimento (telhas fabricadas com fibrocimento). Essa solução aparece como alternativa para praticamente todo tipo de telhado, mas ao contrário da apresentada acima, é necessário furar as telhas.
Para coberturas metálicas, encontramos inúmeras estruturas de fixação para placas fotovoltaicas. Uma solução bastante interessante permite que a estrutura seja colada diretamente na telha.
No entanto, é necessário verificar se a estrutura e a cola utilizadas no processo são específicas para esse fim. A aplicação deve seguir rigorosamente as instruções de cada fabricante.
Montagem em laje
Para montagem em laje, utiliza-se uma estrutura de fixação de placas fotovoltaicas em forma de triângulo, podendo ser com inclinação fixa ou possuir ajuste de inclinação. Esse tipo de estrutura pode ser aparafusado ou concretado na laje. A escolha de alguma dessas opções vai variar de sistema para sistema.
Montagem no solo
A instalação de usinas fotovoltaicas em solo, é feita geralmente com usinas maiores, seja de geração centralizada ou distribuída. As estruturas de fixação para placas fotovoltaicas em usinas de solo podem ser com bases de concreto ou estacas metálicas.
Um fato importante sobre instalações no solo, é que os módulos fotovoltaicos podem utilizar um dispositivo chamado tracker. Ele faz com que as placas mudem de orientação ao longo do dia, seguindo o movimento do sol.
Estacionamento solar
Outra alternativa para montagem de sistemas fotovoltaicos é o aproveitamento de áreas de estacionamento, colocando os módulos como cobertura. Esse tipo de solução, quando analisada individualmente, pode encarecer o sistema, uma vez que a estrutura necessária é mais robusta.
Por isso, quando for verificar os custos de uma instalação de um sistema fotovoltaico no modelo estacionamento solar ou “caport”, é necessário considerar sua dupla função: geração de energia e cobertura para carros.
Pontos principais
Geralmente feitas de alumínio ou aço inoxidável, a maioria das estruturas de fixação para painéis fotovoltaicos são concebidas para aplicações universais, como: coberturas de telha de barro, telha de concreto, telhado metálico, telha de fibrocimento, seguidores solares e fixação direta sobre o solo.
As estruturas de fixação podem ser customizadas para atender as mais diversas necessidades das instalações fotovoltaicas. Uma boa estrutura de suporte para fixação de painéis fotovoltaicos deve ser fácil de instalar, feita com materiais de alta qualidade e possuir proteção contra corrosão.
Soluções alternativas
Além das estruturas de fixação de placas fotovoltaicas já apresentadas acima, existem algumas outras formas de fixar os módulos fotovoltaicos em casos específicos. Existem soluções para montagem de usinas solares em fachadas de prédios, no teto de veículos ou até mesmo em locais flutuantes.
É muito importante que o engenheiro esteja atento ao correto uso das estruturas de fixação para placas fotovoltaicas, estudando cada caso separadamente e escolhendo a melhor opção para a obra.
Fonte: Blog Insol Energia, Portal Solar
Preencha o formulário abaixo, que entraremos em contato em breve:
Preencha todo o formulário abaixo, retornaremos
o contato o mais breve possível!
Preencha o formulário abaixo, retornaremos
o contato o mais breve possível!